BLOG

OHS Recomenda

Novo livro da Editora Fiocruz reflete sobre a temática da loucura

Por Carolina Vaz, com informações de José Roberto Franco Reis

A Editora Fiocruz irá lançar, no próximo dia 14 de dezembro, 14 obras de sua recente produção editorial, na livraria Blooks, em Botafogo. Uma das obras será “Pensar a loucura: trilhas literárias, culturais, históricas”, que tem como um de seus organizadores o pesquisador do OHS José Roberto Franco Reis. O historiador divide a organização do livro com João Roberto Maia e Leandra Brasil da Cruz.

A obra faz parte da coleção Loucura & Civilização da Editora Fiocruz, e traz 13 artigos divididos entre três seções. Os temas dos artigos estão nos campos literários e artísticos como poesia, romance gráfico, artes plásticas, teatro e cinema. “Pensar a loucura” é uma obra interdisciplinar, reunindo pesquisadores da História, Saúde, Letras, Psicologia, História da Arte e Sociologia.

Hospital Psiquiátrico do Juqueri, em Franco da Rocha (SP), em 1974. Foto: M. Guaranha / Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Leia um trecho da apresentação do livro, pela psicóloga sanitarista Isabel Cristina Lopes:

“Os autores desta obra nos ajudam a sentir nas profundezas da pele duas experiências fundamentais. Por um lado, o sofrimento e a dor que o manicômio em inúmeros lugares do Brasil e do mundo provocou e provoca, destituindo seus internos do desejo e da humanidade, enclausurando e patologizando a pobreza; o racismo; a diáspora. Mas por outro lado, a potência humana descortinada nas histórias aqui contadas, que se valem da literatura, do cinema, das mais inusitadas manifestações artísticas e culturais como construções criativas de resistência para indagar a loucura, conversar com nossos preconceitos, provocar transformações”.

Organizadores

José Roberto Franco Reis é historiador e tem mestrado e doutorado em História Social do Trabalho. Um de seus campos de trabalho é a História da Psiquiatria, tendo pesquisado esse tema na sua dissertação de mestrado “Higiene mental e eugenia : o projeto de ‘regeneração nacional’ da Liga Brasileira de Higiene Mental (1920-30)” e em outros textos. No novo livro, assina o artigo “Trem para o Juqueri: memórias, relatos e impressões de um jovem estudante de medicina sobre a ‘miséria das misérias’ de um hospital psiquiátrico na década de 1940”, sobre as lembranças, relatadas em livro, do psiquiatra Haim Grünspun das viagens de trem que realizava para o Hospício de Juquery nos anos 1940.

Reis divide a organização do livro com João Roberto Maia, doutor em Letras Vernáculas e pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSV/Fiocruz) e a psicóloga Leandra Brasil da Cruz, pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Serviço:

Lançamento de “Pensar a Loucura” e outras 13 obras da Editora Fiocruz

Dia 14/12 às 18h

Blooks Livraria

Praia de Botafogo, 316, Botafogo, Rio de Janeiro.

Leia também

One Comment

  1. Gustavo Dela Pace 06/12/2023 at 15:05 - Reply

    Que bacana!

Leave A Comment