Cursos a Distância
Curso História da Saúde Pública no Brasil
O curso é uma iniciativa do OHS em articulação com a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz). Ele contempla temas relevantes da história da saúde pública no Brasil em seus diversos períodos históricos. Toma-se como marco inicial as primeiras experiências e ações desenvolvidas no período colonial, discute-se a formação de atores e instituições médicas e científicas no período imperial e se avança nas discussões relativas ao contexto republicano até a vigência do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao longo do curso, tem-se como foco as políticas de saúde; as condições de saúde de diversos setores da população e sua relação com os diferentes aspectos da organização social; as correntes de pensamento médico-sanitário que pautaram as ações de saúde; as transformações nos saberes médico-científicos e as práticas de saúde dos diferentes períodos; as epidemias; os diferentes conhecimentos e práticas para o seu controle e o papel das iniciativas privadas e filantrópicas no campo da saúde.
Modalidade
Curso online (autoinstrucional) via Campus Virtual da Fiocruz. É preciso cadastrar-se no Acesso Único Fiocruz ou UNA-SUS, ou fazer login pela conta Gov.br.
Público
O curso é aberto a qualquer interessado no tema. Todos podem participar.
Créditos
Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
Coordenação acadêmica
Carlos Henrique Assunção Paiva
Conteudistas
Carlos Henrique Assunção Paiva
José Roberto Franco Reis
Luiz Antonio da Silva Teixeira
Luiz Alves Araújo Neto
Luís Octavio Gomes de Souza
Colaboradores
Relatos em áudio e vídeo:
Flávio Coelho Edler
Robert Wegner
Rômulo de Paula Andrade
Tânia Maria Dias Fernandes
Tânia Salgado Pimenta
Revisão Técnica:
Carlos Henrique Assunção Paiva
José Roberto Franco Reis
Luiz Antonio da Silva Teixeira
Luiz Alves Araújo Neto
Luís Octavio Gomes de Souza
Cursos Presenciais
Covid Longa: construção, reconhecimento e impactos sociais de uma síndrome pós-viral
16 a 19 de Outubro de 2023 – ENCERRADO
Curso ofertado em formato híbrido por Luiz Alves (Observatório História e Saúde/COC), Eliza Toledo (Casa de Oswaldo Cruz), Jean Segata (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Ilana Löwy (Cermes3 – França); e Alfonsina Faya (Université de Toulouse). Aulas híbridas, com atividades presenciais na Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz, Rio de Janeiro).
Objetivos
O curso tem como objetivo apresentar um breve panorama sobre a construção, o reconhecimento e os impactos sociais da Covid Longa como uma nova entidade nosológica, incluindo: i) a história e as formas de caracterizar a Covid Longa; ii) a sua correlação com síndromes pós-virais e doenças funcionais; iii) as desigualdades de gênero implicadas no reconhecimento da doença; iv) o problema dos sintomas sem sinais, a invisibilidade da doença e falta de diagnóstico; v) a injustiça epistemológica e as lutas por reconhecimento; vi) os processos de cuidado em contextos de cronicidade.
Metodologia
O curso acontecerá de forma concentrada, em 4 sessões, de 16 a 19 de outubro de 2023, das 13h às 17h, de forma híbrida: presencial na COC/Fiocruz e online, conforme cronograma abaixo. Cada sessão equilibrará a exposição teórica e contextual – baseada nas leituras recomendadas – e o debate crítico, com a participação ativa da turma sob a forma de diálogo e questões. Orientações para os trabalhos e leituras obrigatórias estarão disponíveis antecipadamente no Moodle para alunos matriculados e por meio de Google Drive para público geral.
Público-alvo
Estudantes de pós-graduação ou graduados, pesquisadores em saúde coletiva, saúde pública, ciências sociais ou história, profissionais de saúde e gestores.
Certificação
Haverá emissão de certificado de 16 horas pela Fiocruz.
Cronograma
16 de outubro de 2023
Epidemias que não terminam: os impactos sociais da Covid-19 no Brasil e a longa história da Covid Longa
Professores: Jean Segata e Ilana Löwy
17 de outubro de 2023
Injustiça epistemológica, cronicidade e cuidado na Covid Longa
Professores: Luiz Alves e Jean Segata
18 de outubro de 2023
A Covid Longa e as desigualdades de gênero
Eliza Toledo e Alfonsina Faya
19 de outubro de 2023 – Mesa de encerramento do curso
Covid Longa: construção, reconhecimento e impactos sociais de uma síndrome pós-viral
Coordenação: Jean Segata (UFRGS)
Palestrantes: Ilana Löwy (Cermès3), Paola Falceta (AVICO), e Patricia Brasil (INI/Fiocruz)
Debatedor: Luiz Alves (Fiocruz)
Disciplina eletiva presencial ofertada pelos programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PGSCM/IFF/Fiocruz) e Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC/Fiocruz).
Apresentação:
Hoje há um amplo consenso de que não existem “raças humanas”, mas múltiplas formas de racismo e discriminação estão bem vivas, e indivíduos não brancos, especialmente de estratos sociais mais baixos, continuam a ter menos acesso à saúde e recebem cuidados de pior qualidade. Neste curso estudaremos as intersecções entre “raça” e medicina em uma perspectiva histórica e comparativa. Teremos como base um conjunto de leituras sobre as consequências da racialização e do racismo na saúde, com foco especial na saúde reprodutiva.
Professores responsáveis:
Luiz Teixeira (IFF/COC), Ilana Lowy (CNRS França) e Eliza Toledo (COC/Fiocruz).
Carga Horária: 8 encontros de 4 horas (32h; 2 créditos).
Quartas-feiras de 13h às 17h (dias 11, 18, 25 de outubro e 1, 8, 15, 22 e 29 de novembro)
Confira os temas dos encontros:
1. Introdução: “raça” e medicina
2. Eugenia e o “fardo da raça”
3. Experimentos em corpos racializados
4. O mito da suscetibilidade racial à doença
5. A inscrição da discriminação nos corpos
6. “Raça”/etnia e gravidez
7. “Raça”/etnia e parto
8. Avaliação do curso
Para saber mais e conferir a Bibliografia, clique aqui.