Covid Longa: construção, reconhecimento e impactos sociais de uma síndrome pós-viral
16 a 19 de Outubro de 2023 – ENCERRADO
Curso ofertado em formato híbrido por Luiz Alves (Observatório História e Saúde/COC), Eliza Toledo (Casa de Oswaldo Cruz), Jean Segata (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Ilana Löwy (Cermes3 – França); e Alfonsina Faya (Université de Toulouse). Aulas híbridas, com atividades presenciais na Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz, Rio de Janeiro).
Objetivos
O curso tem como objetivo apresentar um breve panorama sobre a construção, o reconhecimento e os impactos sociais da Covid Longa como uma nova entidade nosológica, incluindo: i) a história e as formas de caracterizar a Covid Longa; ii) a sua correlação com síndromes pós-virais e doenças funcionais; iii) as desigualdades de gênero implicadas no reconhecimento da doença; iv) o problema dos sintomas sem sinais, a invisibilidade da doença e falta de diagnóstico; v) a injustiça epistemológica e as lutas por reconhecimento; vi) os processos de cuidado em contextos de cronicidade.
Metodologia
O curso acontecerá de forma concentrada, em 4 sessões, de 16 a 19 de outubro de 2023, das 13h às 17h, de forma híbrida: presencial na COC/Fiocruz e online, conforme cronograma abaixo. Cada sessão equilibrará a exposição teórica e contextual – baseada nas leituras recomendadas – e o debate crítico, com a participação ativa da turma sob a forma de diálogo e questões. Orientações para os trabalhos e leituras obrigatórias estarão disponíveis antecipadamente no Moodle para alunos matriculados e por meio de Google Drive para público geral.
Público-alvo
Estudantes de pós-graduação ou graduados, pesquisadores em saúde coletiva, saúde pública, ciências sociais ou história, profissionais de saúde e gestores.
Certificação
Haverá emissão de certificado de 16 horas pela Fiocruz.
Cronograma
16 de outubro de 2023
Epidemias que não terminam: os impactos sociais da Covid-19 no Brasil e a longa história da Covid Longa
Professores: Jean Segata e Ilana Löwy
17 de outubro de 2023
Injustiça epistemológica, cronicidade e cuidado na Covid Longa
Professores: Luiz Alves e Jean Segata
18 de outubro de 2023
A Covid Longa e as desigualdades de gênero
Eliza Toledo e Alfonsina Faya
19 de outubro de 2023 – Mesa de encerramento do curso
Covid Longa: construção, reconhecimento e impactos sociais de uma síndrome pós-viral
Coordenação: Jean Segata (UFRGS)
Palestrantes: Ilana Löwy (Cermès3), Paola Falceta (AVICO), e Patricia Brasil (INI/Fiocruz)
Debatedor: Luiz Alves (Fiocruz)
Disciplina eletiva presencial ofertada pelos programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PGSCM/IFF/Fiocruz) e Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC/Fiocruz).
Apresentação:
Hoje há um amplo consenso de que não existem “raças humanas”, mas múltiplas formas de racismo e discriminação estão bem vivas, e indivíduos não brancos, especialmente de estratos sociais mais baixos, continuam a ter menos acesso à saúde e recebem cuidados de pior qualidade. Neste curso estudaremos as intersecções entre “raça” e medicina em uma perspectiva histórica e comparativa. Teremos como base um conjunto de leituras sobre as consequências da racialização e do racismo na saúde, com foco especial na saúde reprodutiva.
Professores responsáveis:
Luiz Teixeira (IFF/COC), Ilana Lowy (CNRS França) e Eliza Toledo (COC/Fiocruz).
Carga Horária: 8 encontros de 4 horas (32h; 2 créditos).
Quartas-feiras de 13h às 17h (dias 11, 18, 25 de outubro e 1, 8, 15, 22 e 29 de novembro)
Confira os temas dos encontros:
1. Introdução: “raça” e medicina
2. Eugenia e o “fardo da raça”
3. Experimentos em corpos racializados
4. O mito da suscetibilidade racial à doença
5. A inscrição da discriminação nos corpos
6. “Raça”/etnia e gravidez
7. “Raça”/etnia e parto
8. Avaliação do curso
Para saber mais e conferir a Bibliografia, clique aqui.
Filosofia e Sociologia da Ciência (2021.1)
Disciplina do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/ Fiocruz)
O curso tem como objetivo apresentar aos alunos um amplo conjunto de perspectivas filosóficas e sociológicas em torno das ciências, colocando foco nas que abordam o caráter social da atividade científica. Visamos, em especial, discutir a nova Sociologia e Antropologia do Conhecimento Científico e Tecnológico que despontou a partir dos anos 1970, analisando a relação entre a atividade científica e outras atividades humanas, o desenvolvimento institucional das ciências, as especificidades das diferentes práticas científicas, a Ciência como campo, o aparecimento de novas disciplinas etc. De forma geral podemos dizer que nos debruçaremos sobre as múltiplas questões que cercam e permeiam a atividade científica na sociedade contemporânea.
Confira a ementa do curso.
Professores: Luiz Antonio Teixeira e Luiz Alves Araújo Neto