História da Atenção Primária à Saúde

1. Depoimentos históricos

Através de entrevistas realizadas presencialmente foram coletados depoimentos orais de importantes personagens da história da Atenção Primária à Saúde no Brasil: Afra Suassuna Fernandes, Armando Raggio e Antônio Carlile Holanda Lavor. O OHS disponibiliza as transcrições completas das entrevistas e informações complementares de cada entrevistado.

Ver depoimentos

2. Documentos primários

Os documentos reunidos neste acervo descrevem a organização de instituições na área de APS e as ações de educação em saúde, além das proposições e políticas de financiamento, contratação e gestão do trabalho em saúde entre outras ações que viabilizaram a implementação de iniciativas afinadas com o conceito contemporâneo de APS. São cartas, memorandos, comunicações internas, programas e projetos produzidos por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de instituições de saúde ou de políticas e programas – havendo uma concentração de material do período 1940-1980.

O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto, as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo do documento e sua relevância para fins de pesquisa por parte de trabalhadores e pesquisadores do campo.

Pesquisa na base de documentos primários


Pesquisa Avançada | Visualizar todos os registros

História da Educação e Trabalho em Saúde

1. Depoimentos históricos

Através de entrevistas realizadas presencialmente foram coletados depoimentos orais de importantes personagens da história da educação e do trabalho em Saúde: Alberto Pellegrini, Carlyle Macedo, César Vieira, José Paranaguá de Santana, José Roberto Ferreira, Roberto Nogueira e Tania Celeste Matos Nunes. O OHS procura disponibilizar as transcrições completas das entrevistas e informações complementares de cada entrevistado.

Ver depoimentos

2. Listas de fontes e Bibliografia

A equipe do OHS também produz acervo de documentos e referenciais bibliográficos sobre assuntos específicos no âmbito da educação e do trabalho em Saúde. O objetivo é auxiliar os pesquisadores e contribuir para a produção e difusão do conhecimento sobre o tema.

3. Fontes primárias comentadas

Este acervo reúne as referências completas das fontes primárias utilizadas nos processos de investigação desenvolvidos pelos pesquisadores do Observatório História e Saúde. Entre os tipos de documentos estão: documentação institucional, projetos, planos, relatórios, literatura de época, monografias e artigos, materiais de imprensa e depoimentos.

Sempre que possível, o acesso ao texto completo do documento foi disponibilizado. Em várias oportunidades, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Pesquisa na base de fontes primárias



Pesquisa Avançada | Visualizar todos os registros

4. Banco de dados de artigos científicos brasileiros

Esta bibliografia eletrônica permite a busca por artigos publicados a partir de 1997 em um universo de coleta de 38 títulos que englobam: revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia; periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva; publicações do campo da história, das ciências sociais e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Todas as referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sites na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada à base de dados, tornando-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Pesquisa na base de artigos brasileiros



Pesquisa Avançada | Visualizar todos os registros

A Trajetória do Controle do Câncer no Brasil

1. Depoimentos históricos

O desenvolvimento deste acervo de fontes orais sobre a trajetória do controle do câncer no Brasil visa preservar a memória das instituições e atividades relacionadas à doença e contribuir para a produção de análises históricas sobre o controle do câncer no país. Por meio da metodologia da História Oral, o OHS tem produzido um amplo conjunto de depoimentos de profissionais e gestores de saúde. Os entrevistados são: Tereza Feitosa, Hélio Aguinaga, Luiz Antonio Santini, Lucília Zardo, Nelson Cardoso de Almeida, Mario Jaconiani, Leda Küll, Edmur Flávio Pastorelo, Luiz Claudio Thuler, Luiz Carlos Zeferino e João Carlos Sampaio Góes.

Ver depoimentos

2. Acervo iconográfico: “Prevenção do Câncer no Brasil – campanhas educativas de imagens”

Este acervo iconográfico contém parte significativa do material gráfico utilizado em ações de educação em saúde realizadas por instituições públicas com vistas ao controle do câncer no Brasil. Trata-se, principalmente, de fotografias, cartazes, folders e panfletos utilizados em campanhas nacionais, produzidos a partir da década de 1940 e, sobretudo, nos anos 1980.

As imagens foram obtidas nos acervos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e do Museu de Saúde Pública de São Paulo, e no material cedido pela família do médico cancerologista Mario Kroeff.

Este banco de imagens foi elaborado nos moldes da Biblioteca Virtual de Saúde Pública (BVS). O material levantado pela pesquisa foi digitalizado e indexado por assunto. Assim, cada imagem recebeu um descritor específico baseado nos Descritores em Ciências da Saúde (DECS-BIREME) e outros termos livres.

Pesquisa na base de artigos brasileiros



Pesquisa Avançada | Visualizar todos os registros

3. Outros acervos de imagens

O OHS disponibiliza duas galerias de imagens organizadas a partir de levantamentos iconográficos:

  • Fundação das Pioneiras Sociais – organização criada pela ex-primeira dama Sarah Kubitscheck em 1956, que foi responsável por uma das primeiras iniciativas de dimensão institucional dedicada ao controle do câncer do colo do útero no Brasil. Suas ações estavam especialmente voltadas para as assistências médica e educacional da população pobre. Entre suas principais realizações, estão a criação de hospitais volantes, escolas, centro de pesquisas, ambulatórios, lactários, centros de recuperação motora, recreação infantil e cursos de artes domésticas.
  • Trajetória de Mário Kroeff – produto da organização do arquivo pessoal do cancerologista Mário Kroeff (1891-1983) e que tem como objetivo divulgar parte do seu acervo iconográfico e textual, com recorte temporal de 1918 a 1978. Ao longo de sua trajetória, o médico conquistou importante visibilidade na imprensa com seus feitos cirúrgicos. É considerado um guardião da prevenção e do tratamento do câncer no Brasil.

Também estão disponíveis os paineis das seguintes exposições, realizadas em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA): Campanhas educativas de prevenção do câncer do colo do útero no BrasilA mulher e o câncer de mama no Brasil; e A mulher e o câncer do colo do útero.

O Controle do Tabaco no Brasil

1. Acervo de imagens

O OHS disponibiliza a exposição O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória que mostra como a produção e o consumo de cigarros foram incentivados pela indústria e também apresenta um resumo das ações de saúde pública voltadas para o seu controle, de modo a garantir a proteção dos brasileiros.

2. Acervo documental: fontes primárias e pesquisas acadêmicas

Este acervo reúne fontes primárias que tratam da trajetória histórica das políticas de diversificação da produção em áreas cultivadas com tabaco no Brasil. E traz também: artigos científicos de acesso livre, teses e dissertações, notícias veiculadas em periódicos de circulação nacional e regional, relatórios e compilações de dados confeccionados por governos e terceiro setor. Estão incluídos ainda textos referentes a programas e políticas públicas consolidados ao longo da trajetória de implementação do Artigo 17 da Convenção Quadro de Controle do Tabaco: “As Partes, em cooperação entre si e com as organizações intergovernamentais internacionais e regionais competentes promoverão, conforme proceda, alternativas economicamente viáveis para os trabalhadores, os cultivadores e, eventualmente, os varejistas de pequeno porte.”

Pesquisa



Pesquisa Avançada | Visualizar todos os registros

História da obstetrícia no Brasil

1. Banco de dados de publicações científicas

Este acervo foi constituído a partir de levantamento de fontes realizado em bases de dados de bibliotecas brasileiras com o objetivo de disponibilizar títulos de publicações científicas especializadas nas áreas de ginecologia e obstetrícia no século XX, especialmente na primeira metade desse século. O levantamento foi realizado no âmbito da pesquisa “Medicalização dos nascimentos no Brasil”, desenvolvida pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

O material consiste em arquivos dos seguintes periódicos: Anais da Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Anais Brasileiros de Ginecologia (antigo Annaes Brasileiros de Gynecologia), Arquivos de Clínica Ginecológica, Boletim do Centro de Estudos da Sociedade Acadêmica da Maternidade Escola, Clinica Obstetrica, Ginecologia, Maternidade e Infância, Revista de Gynecologia e D’Obstetricia e Revista de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo.

É importante destacar que não foram encontrados conteúdos sobre parto em alguns desses materiais. São eles: Arquivos de Clínica Ginecológica e Boletim do Centro de Estudos da Sociedade Acadêmica da Maternidade-Escola.

Consulte o artigo Fontes para a história da ginecologia e obstetrícia no Brasil e veja mais informações sobre a pesquisa e o acervo.

Anais da Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo

Apresentação do acervo

1947  |  1954-1958

Annaes Brasileiros de Gynecologia – Anais Brasileiros de Ginecologia

Apresentação do acervo

Descrição do acervo

1936  |  1937  |  1938  |  1939  |  1940 |  1941  |  1942  |  1943  |  1944  |  1945  |  1946  |  1947  |  1948  |  1949  |  1950  |  1951  |  1952  |  1953  |  1954  |  1955  |  1956  |  1957  |  1958  |  1959  |  1960  |  1961  |  1962  |  1963  |  1964  |  1965  |  1966  |  1967  |  1968  |  1969

Clínica Ginecológica

Apresentação do acervo

1955

Boletim do Centro de Estudos da Sociedade Acadêmica da Maternidade Escola

Apresentação do acervo

1960  |  1962

Clínica Obstétrica

Apresentação do acervo

Descrição do acervo

1928  |  1929  |  1930  |  1931

Ginecologia

Apresentação do acervo

1952  |  1953  |  1955  |  1956  |  1959

Maternidade e Infância

Apresentação do acervo

1957  |  1958  |  1959  |  1960

Revista de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo

Apresentação do acervo

Descrição do acervo

1935  |  1936  |  1937  |  1938  |  1939  |  1940  |  1941  |  1942  |  1943  |  1944  |  1945  |  1946  |  1947

Revista de Gynecologia e D’Obstetricia

Apresentação do acervo

Descrição do acervo

Números encontrados e consultados

1916  |  1917  |  1922  |  1924  |  1925  |  1926  |  1927  |  1928  |  1929  |  1930  |  1931 1932  |  1933  |  1934  |  1935  |  1937  |  1940  |  1941  |  1942  |  1943  |  1945  |  1946  |  1947  |  1948  |  1949  |  1950  |  1951  |  1952  |  1953  |  1954  |  1955  |  1956  |  1957  |  1958  |  1959  |  1960  |  1961  |  1962  |  1963  |  1964  |  1965  |  1966  |  1967  |  1968  |  1969  |  1970  |  1972  |  1973  |  1974  |  1975  |  1976  |  1977  |  1978

Em breve os arquivos de anúncios de medicamentos estarão disponíveis.