OHS

OHS

O Observatório

Quem somos

O Observatório História e Saúde (OHS) é uma estrutura permanente do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (Depes/COC/ Fiocruz) e parte integrante da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH).

Foi criado em 2004 como iniciativa conjunta da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/ OMS), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e da Fiocruz.

A partir de uma perspectiva que articula Ciências Sociais, História e Saúde Coletiva, o OHS tem contribuído para a compreensão de aspectos históricos e atuais do campo da saúde, para o desenvolvimento e o fortalecimento da gestão do trabalho e da formação profissional em saúde, bem como para o desenvolvimento de políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, busca promover o diálogo sistemático entre historiadores, cientistas sociais, formuladores de políticas, professores e trabalhadores da saúde.

A atuação do OHS abrange três áreas organizadoras:

(1) Pesquisa histórica, em que são sistematizadas informações para enriquecer o acervo de conhecimentos disponíveis e contribuir para que a perspectiva histórica seja incorporada ao processo de formulação e monitoramento de políticas e diretrizes, assim como aos próprios processos de formação e qualificação dos trabalhadores da saúde.

(2) Educação e Divulgação, em que são desenvolvidas atividades educativas e outras iniciativas sobre os temas pertinentes ao escopo do Observatório, direcionadas para públicos específicos, com o objetivo de promover a difusão do conhecimento.

(3) Documentação e Informação, que por meio de bases e fontes de dados permite acesso a documentação e registros informacionais de natureza diversa, abrangendo documentos institucionais, material bibliográfico, iconografia e vídeos, relativos à história dos temas pertinentes ao escopo de trabalho do OHS.

Missão

Mobilizar e produzir conhecimento acerca dos processos históricos em saúde, em diálogo privilegiado com a Saúde Coletiva e demais abordagens sociais da Saúde, para apoio aos processos de formulação, monitoramento e avaliação de políticas no âmbito do sistema de saúde brasileiro e aprimoramento das decisões e práticas dos profissionais no campo da saúde.

Equipe

Confira quem mais já passou por aqui:

Fernando A. Pires-Alves – Atuou no OHS entre 09/2004 e 03/2020. Foi Coordenador do OHS de 09/2004 até 02/2015.
Regina Celie Simões Marques
Isa Cláudia Pontes Duarte

Eixos Temáticos

A produção técnico-científica dos pesquisadores e colaboradores do OHS é organizada nos seguintes eixos temáticos: Educação e Trabalho em Saúde; Ciência, Tecnologia e Saúde; Sistema Único de Saúde (SUS); Saúde das Mulheres e História e Doenças. Abaixo é possível navegar pelos eixos e acessar o conteúdo do portal organizado pelos temas.

Conversas Contemporâneas

Conversas Contemporâneas é um evento do Observatório História e Saúde, que consiste em conferências de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais sobre temáticas atuais, contextualizadas na historiografia das ciências e da saúde pública. As conferências são, em grande parte, gravadas e disponibilizadas online integralmente.

Realizado desde 2018, o Conversas já abordou temas como os impactos da zika na sociedade; a história do Instituto de Medicina Social da UERJ; austeridade fiscal; saúde reprodutiva; e enfermagem e saúde pública no Brasil.

Nos anos de 2021 e 2022, o Conversas foi executado em formato de lives, adequando-se aos protocolos de segurança da pandemia mantendo o compromisso do OHS com a divulgação científica.

Confira nossos eventos gravados na Galeria Multimídia.

Linha do tempo

A criação do Observatório História e Saúde (OHS) em 2004 foi uma iniciativa conjunta da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde (MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O OHS está vinculado ao Departamento de Pesquisa da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e é integrante da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH), que é coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde(SGTES).

janeiro 2023

Participação do OHS em série de textos sobre 70 anos do MS e 50 anos do PNI

Lançamento do livro História do Câncer no Brasil

Primeira produção bolsista PROVOC

julho 2022

Curso “História da Saúde Pública no Brasil”

julho 2021

Primeiro Conversas Contemporâneas online

janeiro 2019

Exposição “Parto e nascimento no Brasil”

janeiro 2018

Seminário Internacional “Medicalização do Parto”

Curso “A reforma sanitária brasileira e a construção do Sistema Único de Saúde (1970-1980)”

Seminário “O Controle do Tabaco no Brasil”

janeiro 2017

O tabaco entra no portfólio de temas pesquisados com o projeto “Diversificação da produção em áreas cultivadas com tabaco no Brasil: análise política, social e histórica”

Exposição “INCA: 80 anos de história na saúde pública do Brasil”

janeiro 2016

Tem início o projeto “A História do Câncer de Mama no Brasil durante o século XX”, sobre conhecimentos e práticas médicas acerca da doença e sua consolidação como política de saúde

Tem início o projeto PROEP “A Medicalização dos Nascimentos no Brasil”

janeiro 2015

Tem início a série de minicursos anuais “As bases das ciências biomédicas”, direcionados a aspectos epistemológicos das ciências da saúde, sob a coordenação de Ilana Löwy

Exposição “Pelos caminhos do SUS”

janeiro 2014

Novo objeto de pesquisa entra em pauta com o projeto “Formação de gestores para Atenção Básica no Brasil: trajetória e perspectiva para o campo”

Começa o projeto “Memória e História da Rede BVS Brasil: iniciativa-piloto junto às BVS Fiocruz”

janeiro 2013

O OHS incorpora novos pesquisadores e inclui novas linhas de pesquisa relativas à saúde da mulher e ao controle do câncer no Brasil em seu escopo de trabalho

Exposição “Permanecemos lutando! 1988 – imagens de um desagravo” em homenagem a Hésio Cordeiro, médico que lançou as bases do SUS

OHS inclui contraceptivos hormonais entre seus temas de pesquisa com o projeto “Indústria farmacêutica, médicos e Estado: a trajetória dos contraceptivos hormonais no Brasil”

janeiro 2012

Curso “Diplomacia em Saúde e Direitos Humanos”

janeiro 2010

Curso “Saúde, Ciência &Tecnologia e Sociedade”

janeiro 2006

Primeiro projeto de pesquisa sobre câncer: “O controle do câncer no Brasil: políticas e ações de saúde pública no século XX”

janeiro 2004

Primeiro projeto de pesquisa do OHS: “História da cooperação técnica na formação de recursos humanos em saúde”

Criação do OHS: iniciativa da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde e da Fiocruz

Parceiros

Contatos

Av. Brasil 4.365
Prédio do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), sala 312
Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 21040-900
+ 55 (21) 3865-2294 | ohs@fiocruz.br
 Imprensa: Assessoria de Comunicação Casa de Oswaldo Cruz
+ 55 (21) 3865-2230 | divulgacao@coc.fiocruz.br

Obrigado pela mensagem. Ela foi enviada com sucesso.
Aconteceu algum erro ao enviar a mensagem. Por favor tente novamente.

PROJETO E EDIÇÃO DO SITE
Cristiane d’Avila

DESENVOLVIMENTO E CONTEÚDO
Ana Paula Teixeira
Morning Star Consulting

DESIGN GRÁFICO
Octávio Prado

CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E SAÚDE
InMedia Comunicação

Ir ao Topo