A mulher e o câncer de mama no Brasil

Apresentação

Mais do que qualquer outra parte do corpo humano, os seios femininos são fonte de variadas simbologias nas diferentes culturas. Os 21 painéis da exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil” buscam abordar aspectos históricos, médicos e culturais das mamas, com foco especial no câncer e nas ações para o seu controle no Brasil. Apesar do estigma de doença mutiladora, hoje o câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente e dispõe de alternativas de tratamento e de cura.

Dia 18 de outubro de 2013, a exposição foi lançada em duas versões. O modelo convencional foi instalado na Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ), como parte da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”. A versão digital foi apresentada na Nave de Conhecimento do Parque de Madureira, Rio de Janeiro (RJ), durante a programação organizada pelo INCA em apoio ao Outubro Rosa. Confira o catálogo da exposição.

A exposição é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/ Fiocruz).

Se você tiver interesse em reproduzir essa exposição em sua localidade, solicite a autorização e o material em PDF ao INCA.