Ministério da Saúde

Publicações do Ministério da Saúde desde 2008 a respeito da implantação e gestão de redes de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde. Inclui áreas específicas como saúde da mulher e da criança (Rede Cegonha), pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência, idosos, assim como assistência farmacêutica e qualificação da rede hospitalar.

 

Acesse aqui os materiais:

BRASIL. Reorganizando o SUS na Região – Cadernos Metropolitanos – 3º Seminário da Região Metropolitana I. Ministério da Saúde,
 Secretaria de Gestão Participativa. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Participativa. Principais Problemas Para a Reorganização do SUS na Região Metropolitana I. Plano regional – Reorganização do SUS na Região Metropolitana I do Estado do Rio de Janeiro. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007

BRASIL. Ministério da Saúde. Redes regionalizadas de atenção à saúde: contexto, premissas, diretrizes gerais, agenda tripartite para discussão e proposta de metodologia para implementação. Versão para debate. Brasil, nov. 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Rede Hospitalar Federal no Rio de Janeiro: projeto de reestruturação e qualificação da gestão dos hospitais federais no Rio de Janeiro. Brasília, DF, 2009.

BRASIL. As oficinas para a organização das redes de atenção à saúde. Brasília: Conass, 2010. CONASS Documenta 21.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes para a organização das redes de atenção à saúde do SUS Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

Harzheim, E. Organização Pan-Americana da Saúde. Inovando o papel da Atenção Primária nas redes de Atenção à Saúde: resultados do laboratório de inovação em quatro capitais brasileiras. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde. [Internet]. 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Folder – Conheça a Rede Cegonha. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. O estado e as Redes de Atenção à Saúde – 1ª Mostra Nacional de Experiências / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2012

BRASIL. Ministério da Saúde. Cartilha para apresentação de propostas no Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2012.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013. 28p.

BRASIL: Ministério da Saúde. Portaria nº 1.904, de 6 de Setembro de 2013. Institui o Sistema de Regulação, Controle e avaliação (SISRCA) no âmbito do Ministério da Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 set 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conheça a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Brasília, DF, 2013.

Ministério da Saúde (BR). Conheça a RAPS: Rede de Atenção Psicossocial [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Educação; 2013.

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Implantação das Redes de Atenção à Saúde e outras estratégias da SAS . Brasília: MS; 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. A Regionalização da Saúde – O Decreto nº 7.508/11 e os desafios da gestão do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes para o cuidado das pessoas idosas no SUS: proposta de modelo de atenção integral. Brasília: Ministério da Saúde; 2014

BRASIL. Simpósio Internacional de Redes de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança/Rede Cegonha. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência. Brasília (DF): MS; 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Mapeamento e diagnóstico da gestão de equipamentos médico-assistenciais nas regiões de atenção à saúde do projeto QualiSUS-Rede. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

BRASIL. II Seminário Nacional do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica: integração da Assistência Farmacêutica com a Assistência à Saúde no SUS. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. v. 1. 76p .

Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Planificação da atenção à saúde: um instrumento de gestão e organização da atenção primária e da atenção ambulatorial especializada nas redes de atenção à saúde. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde; 2018. (CONASS Documenta, 31).

BRASIL. Ministério da Saúde. Nota informativa n. 39/2020 – CGURG/DAHU/SAES/MS. Diretrizes para monitoramento do componente hospitalar da Rede de Atenção às Urgências.

Brasil. COVID-19: Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia na Rede de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2020.

BRASIL. Assistência Farmacêutica: da organização ao acesso a medicamentos e os desafios de sua integração à rede de atenção do SUS – Volume 1. Brasília: Ministério da Saúde; 2020.

Brasil. Assistência Farmacêutica e sua integração na rede de atenção do SUS: da organização ao acesso a medicamentos – Volume 1. Brasília: Ministério da Saúde; 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Nota informativa n. 9/2021 – CGURG/DAHU/SAES/MS. Orientações quanto à operacionalização do monitoramento da rede de atenção às urgências a nível nacional.

BRASIL. Ministério da Saúde. Nota informativa n. 9/2021 – CGURG/DAHU/SAES/MS. Orientações quanto à operacionalização do monitoramento da rede de atenção às urgências a nível nacional.

SECRETARIA DE SAÚDE. Rede De Cuidados À Pessoa Com Deficiência No Âmbito Do Sus. Subsecretaria de Saúde Gerência de Informações Estratégicas em Saúde CONECTA-SUS. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde/Departamento de Atenção Especializada e Temática/Coordenação Geral da Atenção Especializada. Linha de Cuidados – Pessoas com Doenças Raras. Brasília, DF, 2022. 23p.

Conteúdo relacionado: