Rede de Atenção à Saúde na região metropolitana do Rio de Janeiro: trajetória e perspectivas

Início: 2022

Em Andamento

Compartilhe

Resumo:  O projeto é uma iniciativa conjunta do Departamento de Pesquisa em História da Ciência e da Saúde (DEPES-COC), do Departamento de Arquivo e Documentação (DAD-COC), da Secretaria Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro, em articulação com o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá; e o Laboratório de Educação e Práticas em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. Ele se propõe o desenvolvimento integral de dois eixos de atuação: (1) reconstruir, por meio de pesquisa histórica, a trajetória da Rede de Atenção à Saúde na região metropolitana do Rio de Janeiro e suas conexões com o cenário nacional e as correntes de pensamento e formulações programáticas da saúde internacional; e (2) estabelecer fontes de informação especializadas em história das políticas e modelos de atenção à saúde, integradas às bases e plataformas de informação histórica administradas pela Casa de Oswaldo Cruz, incluindo a Biblioteca Virtual de História da Saúde e Patrimônio Cultural (HPCS); o Banco de Dados Bibliográficos de História da Saúde Pública na América Latina e o Caribe (Base Hisa) e o site do Observatório de História e Saúde. 

Equipe: Carlos Henrique Assunção Paiva (COC/Fiocruz), Marcos Cueto (COC/Fiocruz), Fernando A. Pires-Alves (COC/Fiocruz), Cristiane d`Avila (DAD/Fiocruz), Maria Tereza Fonseca da Costa (SMSRJ/PPGSF-UNESA), Lina Faria (UFSB).

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Parcerias: Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMSRJ), Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (PPGSF/UNESA) e Universidade Federal do Sul da Bahia.

Conteúdo relacionado