Em menos de dois minutos, o OHS apresenta um painel da história da saúde através de séculos até os nossos dias. O filme mostra o quanto as doenças afetam diferentes povos e de distintas formas e como a desigualdade social também está associada ao adoecimento. Também convida à reflexão sobre como alguns personagens e episódios foram importantes para o enfrentamento dos problemas sanitários.
O vídeo foi construído a partir do livro “Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história” (2010, Ed. Fiocruz), organizado por Carlos Fidelis Ponte, pesquisador do OHS e novo presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), e Ialê Falleiros, professora da EPSJV/Fiocruz.
A produção durou cinco meses, de setembro a dezembro de 2022, quando foram reunidas imagens que ilustram o que estava sendo narrado. “Também editamos e pesquisamos sobre como trazer informações do livro para o vídeo de uma maneira acessível, de fácil compreensão mesmo para quem não é da área de história ou de saúde. Nosso objetivo foi trazer informação de pesquisadores especializados em assuntos científicos e históricos, com uma linguagem mais acessível a todos”, explica Jéssica Mendes, bolsista do Programa de Vocação Científica que elaborou a produção.
Confira no YouTube do OHS.
Produção marca estreia de bolsista PROVOC no OHS
O vídeo “A história da Saúde” é uma produção da primeira bolsista do programa PROVOC no OHS.
O PROVOC é um programa de vocação científica proporcionado pela Fiocruz para estudantes do 1º ano do ensino médio, em nível de iniciação científica. O objetivo é estimular o interesse e a vocação de jovens em áreas variadas da ciência e da tecnologia, com a orientação de pesquisadores e historiadores que trabalham ou tenham relação com a Fiocruz em uma de suas 14 unidades.
Em 2022, pela primeira vez, o OHS se ofereceu para receber um bolsista do Programa. “Fizemos um projeto que envolvia história, saúde e tecnologia. Nossa intenção era aliar o interesse que os jovens geralmente têm nas ferramentas digitais e a proposta do OHS de divulgar conteúdos científicos de modo mais acessível à população em geral. Então, precisávamos de alguém que gostasse das ferramentas online e que também tivesse interesse por história. Para nossa alegria, tivemos uma candidata que preencheu esses quesitos”, explica Cynthia Duarte, supervisora da Jéssica no OHS.
Perfil: Jéssica Mendes
Primeira bolsista do PROVOC no OHS, Jéssica Mendes começou as atividades no Observatório em agosto de 2022, no nível 1 do Programa.
Aluna do Colégio Pedro II, atualmente no 1º ano do ensino médio, Jéssica se candidatou à vaga pelo interesse em descobrir coisas novas. “Quero sempre saber o porquê das coisas, de onde surgiram… por isso meu interesse em história”, conta a aluna. A jovem tem aprendido não apenas sobre história e saúde, mas também algumas noções de divulgação científica. “Tem sido uma experiência interessante e curiosa”, define a aluna.
A carga horária da bolsista, 4h semanais, é preenchida com atividades presenciais, especialmente nas instalações da Casa de Oswaldo Cruz (COC), base do OHS, e à distância, em reuniões com a supervisora Cynthia Duarte, pós-doutoranda na COC.
Jéssica já se prepara para as próximas produções. Incluem um podcast com o tema Saúde Materna e Parto e a exposição das atividades realizadas no primeiro ano de sua participação no Programa em evento promovido pela Fiocruz.
Leia também