Está disponível no periódico Journal of Science Communication, JCOM América Latina, o artigo “Comunicação pública em contexto de desinfodemia e crise política: a Fiocruz `no olho do furacão”. O estudo, fruto da pesquisa de pós-doutorado da jornalista e pesquisadora associada do OHS, Cristiane d’Avila, realizada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal, em 2022, traz reflexões sobre os desafios da comunicação institucional da Fundação nos primeiros dois anos da pandemia de Covid-19. Também assina o artigo a médica e professora do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPIGCS/ICICT/Fiocruz), Adriana Cavalcanti de Aguiar.
No estudo, as autoras avaliam, na perspectiva da comunicação pública, como a Fiocruz respondeu à emergência sanitária. Por meio de entrevistas com profissionais de comunicação da instituição e uso de fontes documentais, a pesquisa buscou apurar desafios e elementos de aprendizado institucional e compreender as possibilidades e os limites da comunicação em meio à crise socioeconômica, política e ideológica em curso no Brasil naquele período. Os resultados apontam que a Fiocruz reconhece a comunicação pública como processo em construção e fator estratégico para a plena implementação de sua Política de Comunicação.
Leia o artigo na íntegra: https://jcomal.sissa.it/article/pubid/JCOMAL_0702_2024_A02/ e acesse os depoimentos na íntegra aqui.
Leia também