História da Educação e Trabalho em Saúde

Alberto Pellegrini

Sumário

Resenha biográfica

Transcrição

Compartilhe

Data: 7 de junho de 2005

Entrevistadores: Carlos Henrique Assunção Paiva e Gilberto Hochman

Transcrição: Andrea Ribeiro (set/2005)

Alberto Pellegrini vinculou-se à Fiocruz em 1977. No início dos anos 1980, quando Carlyle Guerra de Macedo assume a direção da Organização Panamericana da Saúde – OPAS (1983), Pellegrini ingressa no Grupo Assessor Principal (GAP) e há uma ampliação das propostas e pretensões da cooperação técnica estabelecida em meados dos anos 1970 entre OPAs e Brasil. Nesse momento, Pellegrini foi personagem decisivo para a elaboração do Programa Nacional de Serviços Básicos de Saúde (PREV-Saúde), passo importante de discussão não apenas da necessidade de ampliação dos serviços de saúde nas periferias urbanas, mas também de discussão da relação entre os serviços de saúde públicos e privados, então em fase de ampla expansão.

Carlyle Macedo

Sumário

Resenha biográfica

Transcrição

Compartilhe

Data: 1º de março de 2005

Entrevistadores: Carlos Henrique Assunção Paiva, Fernando Pires-Alves, Gilberto Hochman e Janete Lima de Castro

Transcrição: Annabella Blyth (ago/2005)

Carlyle Guerra de Macedo dirigiu o Programa Nacional de Serviços Básicos de Saúde (1981), integrou o Conselho Nacional de Saúde, o Conselho de Recursos Humanos do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição e o Conselho Nacional de Saúde. Coordenou os trabalhos do PPREPS de 1976, quando o grupo é criado, até 1983, ano que assumiu a Direção da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) em Washington. Como diretor eleito, Carlyle permaneceu durante dois mandatos, até o ano de 1995. Priorizou investimentos na área do ensino de Saúde Pública e na organização de sistemas de expansão de cobertura de serviços de saúde, bandeira levantada pela Organização desde a redação dos Planos Decenais de Saúde a partir dos anos 1960. Nesse quadro, seu esforço também incluiu o desenvolvimento da área da Saúde Coletiva. Além disso, ele foi também vice-presidente da Comissão Mundial para a Certificação da Erradicação da Poliomielite, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente ele é Diretor-emérito da Organização Pan-americana da Saúde.

César Vieira

Sumário

Resenha biográfica

Transcrição

Compartilhe

Data: 14 de outubro de 2005

Entrevistadores: Carlos Henrique Assunção Paiva e Regina Marques

Transcrição: Andrea Ribeiro (out/2005)

César Augusto de Barros Vieira ingressou na Organização Panamericana de Saúde em 1976 e, a partir de 1985, ocupou diversos cargos na sede da OPAS em Washington. Durante sua estada na sede da Organizaçã, contribuiu no desenvolvimento de diversos temas, entre eles: saúde e redução da pobreza; Globalização, integração regional, comércio e saúde; Equidade em Saúde; Etnicidade em Saúde; Economia e financiamento da Saúde; Reforma setorial e desenvolvimento de políticas de saúde. Ele publicou diversos trabalhos em revistas especializadas no estrangeiro que tratam desde desigualdades em saúde, financiamento dos serviços de saúde, globalização, saúde e desenvolvimento nas Américas.

José Paranaguá de Santana

Sumário

Resenha biográfica

Transcrição

Compartilhe

Data: 21 de fevereiro de 2005

Entrevistadores: Carlos Henrique Assunção Paiva, Fernando Pires Alves, Gilberto Hochman e Janete Lima de Castro

Transcrição: Andrea Ribeiro (set/2005)

José Francisco Paranaguá de Santana, no momento da entrevista, era médico da Fundação Oswaldo Cruz e mantinha o cargo de profissional gerente da Unidade Técnica de Políticas de Recursos Humanos de Saúde da representação brasileira da OPAS. Era também um dos principais articuladores da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde no Brasil, uma iniciativa da OPAS e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SEGETES/MS), do Ministério da Saúde.

José Roberto Ferreira

Sumário

Resenha biográfica

Transcrição

Compartilhe

Data: 15 de março de 2005

Entrevistadores: Carlos Henrique Assunção Paiva, Fernando Pires-Alves, Gilberto Hochman e Janete Lima de Castro

Transcrição: Annabella Blyth (ago/2005)

José Roberto Ferreira dedicou-se especialmente ao processo de organização e estruturação do ensino médico no país. Exemplo é seu envolvimento, a partir de 1962, nas atividades vinculadas ao planejamento, organização e administração educacional na Universidade do Brasil, além da colaboração no processo de estabelecimento da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), ao elaborar seu primeiro estatuto. Destaca-se também sua participação na organização do primeiro exame de vestibular unificado para as áreas médicas de todas as Escolas do Rio de Janeiro.

Dentre os cargos e postos que ocupou, foi Assessor da Divisão de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura (1963-65), relator do Plano de Expansão das Escolas Médicas no país (1964) e assistente da Diretoria Pan-Americana de Associações de Faculdades e de Escolas de Medicina (1964-1965). Nos grupos de trabalhos e nas comissões, contribuiu para a implantação do planejamento de faculdades, e a elaboração de diretrizes educacionais na área médica. Sua carreira internacional tem início em 1969, quando assume o cargo de Oficial Médico da OPAS, onde se aposentou em 1996.

Roberto Nogueira

Sumário

Resenha biográfica

Transcrição

Compartilhe

Data: 1º e 2 de março de 2005

Entrevistadores: Carlos Henrique Assunção Paiva e Janete Lima de Castro

Transcrição: Andrea Ribeiro (set/2005)

Roberto Passos Nogueira é médico, vinculou-se à OPAS em 1980 e foi como consultor da OPAS que ingressou na Fiocruz em 1989. Entre 1996 e 1997 foi coordenador de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde. No momento da entrevista, trabalhava em pesquisa e desenvolvimento no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), coordenando a linha de investigação Saúde e Seguridade Social. também era consultor de qualidade e recursos humanos em saúde em várias instituições do país e autor de estudos sobre serviços de saúde, força de trabalho em saúde e gestão e qualidade em saúde.

Tania Celeste Matos Nunes

Sumário

Transcrição

Compartilhe

Data: 10 de março de 2010

Duração: 2h56min

Entrevistadores: Carlos Henrique Assunção Paiva e Fernando Pires-Alves

Transcrição: Úrsual Farias