Por Carolina Vaz, com informações de Luiz Antonio Teixeira
O pesquisador do Observatório História e Saúde (OHS) Luiz Teixeira participou do seminário “Cáncer, cesárea y parto: Salud femenina em Argentina, Chile y Brasil”, na Universidad Alberto Hurtado, em Santiago, Chile, entre os dias 26 e 28 de agosto. O evento reuniu sete pesquisadores dos respectivos países, e teve como foco as transformações da medicina na saúde feminina, com ênfase no impacto da tecnologia, políticas assistenciais e desenvolvimento profissional.
Em cada dia da programação, foram tratados, respectivamente, os temas: câncer feminino; debates sobre a cesárea; e a história recente do Parto.
No dia 26, Luiz Teixeira apresentou a pesquisa “A trajetória do controle do câncer de colo de útero no Brasil durante o século XX: desafios de um país desigual”, apresentação que dialogou com as pesquisas sobre resistências ao tratamento hormonal do câncer de mama na Argentina, sobre a política sanitária do Chile sobre o câncer cervicouterino, e a vacinação contra HPV no mesmo país.
No dia 27, quando iniciaram-se as discussões sobre parto, Teixeira fez a apresentação “A normalização da cirurgia cesariana no Brasil, no século XX”, que interagiu com pesquisas que demonstram fenômeno semelhante no Chile, com a crescente ampliação da prática da cirurgia.
Por fim, na quinta-feira (28), o pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz apresentou o tema “Nascimento e parto no Brasil entre os anos 1980 e 2010: os diferentes sentidos da humanização”. Demais pesquisadores apresentaram sobre as novas tecnologias do parto no Chile e o renascer da “matroneria”, profissão que acompanha o processo de gravidez e parto, tal qual a enfermaria obstétrica no Brasil.
Luiz Antonio Teixeira é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atua como professor na Pós-graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá. Na Casa de Oswaldo Cruz (COC), é docente nos programas de pós em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) e em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGDC). Pesquisa temas relacionados à saúde da mulher nas perspectivas da saúde coletiva, da história e dos estudos sociais das ciências, sendo autor de capítulos de livros como Políticas e Sistema de Saúde no Brasil e organizador de Medicalização do parto: saberes e práticas.
Leia também