BLOG

Expresso

Pesquisador do OHS leva história do combate ao câncer no Brasil a simpósio internacional

Compartilhe

Pesquisadores do evento. Na fileira de cima: Dolores Berdun, Henrique Perdigueiro, Carmen Guillen e Mercedez Lorenti. Abaixo: Berta Martinez, Luiz Antonio Teixeira, José Martinez Peres, Eduardo Vergara e Elder Mensora. Foto: arquivo pessoal.

Por Carolina Vaz

O pesquisador do OHS Luiz Antonio Teixeira participou, na última sexta-feira (24), do simpósio internacional “El problema social del cáncer: institucionalización, estrategias y narrativas contemporáneas”, realizado no Instituto Alicantino de Cultura Juan Gil-Abert, em Alicante, Espanha. O evento, em livre tradução “O problema social do câncer: institucionalização, estratégias e narrativas contemporâneas”, aconteceu nos dias 23 e 24 reunindo pesquisadores de três países e diversas formações.

O Simpósio teve como objetivo principal abordar a análise da construção social e cultural do câncer e suas características no contexto de diferentes nações como Brasil, Portugal, França e Espanha ao longo do século XX. No decorrer do evento, foram apresentados trabalhos de temas como a experiência individual e coletiva de mulheres com câncer; o fator hereditário e a construção do câncer como enfermidade social; e o impacto de notícias sobre o câncer na sociedade espanhola.

Representando a Casa de Oswaldo Cruz, Teixeira fez a última apresentação do evento, com o tema “Controle do Câncer no Brasil: do combate à prevenção”. Além da Fiocruz, outra instituição brasileira representada no evento foi a Universidade de São Paulo (USP), com o trabalho “Representações do câncer e dos cancerosos em São Paulo, 1892-1954”, de Elder Al Kondari Messora. Veja a programação completa aqui.

Promovendo debates sobre o simbolismo do câncer nas sociedade ocidentais contemporâneas, o evento teve em suas comissões organizadora e científica pesquisadores da Universidad Miguel Hernández de Elche, Universidad de Castilla – La Mancha, Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (Portugal) e também da USP.

Vasta bibliografia

Luiz Antonio Teixeira tem vasta produção nos estudos históricos do câncer, sendo coautor e organizador de obras como o livro “Câncer de mama, câncer de colo de útero: conhecimentos, políticas e práticas”, “De doença desconhecida a problema de saúde pública: o INCA e o controle do câncer no Brasil”, “O Câncer no Brasil: passado e presente” e o mais recente “História do Câncer no Brasil”.

Leia também

Leave A Comment