BLOG

Expresso

Participação social na saúde e reforma sanitária serão temas do OHS no XIII Colóquio de História das Doenças

30/09/2025

Compartilhe

Campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foto: Wikimedia Commons.

Por Carolina Vaz, com informações da Universidade Federal do Espírito Santo

Os pesquisadores do Observatório História e Saúde Carlos Henrique Paiva e José Roberto Franco Reis participam, na próxima quinta-feira (02), da 13ª edição do Colóquio de História das Doenças, que será realizado entre os dias 1º e 02 de outubro no campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O evento reunirá pesquisadores e docentes de pelo menos oito estados do país, sendo destinado prioritariamente a pesquisadores, graduandos e pós-graduandos de História, Enfermagem, Medicina, Ciências Sociais e áreas afins.

Os pesquisadores do OHS estarão na Mesa Redonda 3: Saúde e Democracia. Carlos Henrique Paiva com a apresentação Da “saúde comunitária” ao controle social: nota histórica sobre o tema da participação social na saúde no Brasil; e José Roberto Franco Reis com a apresentação É como um “sujeito náufrago nadar, nadar e morrer na praia”: experiência democrática, reformismo sanitário e golpe civil militar 1964. A mesa ainda terá a apresentação de André de Faria Pereira Neto com o tema Saúde e democracia: o papel do advocay on-line. Carlos Henrique e José Roberto representarão a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz); e André de Faria o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz). A mesa redonda será coordenada por Sebastião Pimental Franco, da UFES.

A programação de dois dias contará com uma conferência de abertura, cinco mesas-redondas, duas sessões de comunicações coordenadas com trabalhos de diversas universidades do país, um minicurso, duas oficinas e uma conferência de encerramento. Terá formato híbrido, pois também será transmitida no Youtube. Nas demais mesas redondas, serão tratados temas como Antropoceno e a História das Doenças; conexões entre História da Saúde e História dos Animais; culinária midiática e o mito da sociedade saudável; arboviroses e seus desafios; e saúde e resíduos.

A realização do XIII Colóquio História da Saúde é resultado da parceria entre o Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo, o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (PPGHCS/COC) e o Programa de Pós-Graduação em História FAFICH/UFMG.

Leia também

Leave A Comment