Combater notícias falsas, fazer contraponto ao negacionismo científico e aproximar pesquisadores e sociedade. Esses são motivos que levaram jovens cientistas a investir na divulgação de suas pesquisas durante a pandemia de Covid-19. Em matéria divulgada no site da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), quatro estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde e do mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, ambos da COC, contam suas experiências.
Daiane Silveira Rossi, doutora em História das Ciências, gravou vídeos participou de lives e postou textos e produções audiovisuais em suas redes sociais. Sidcley Lyra, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, fez vídeos, infográficos e textos sobre a pandemia. Jorge Tibilletti, doutorando na Casa de Oswaldo Cruz, criou um canal no YouTube.
Todos reconhecem a importância dos meios digitais para a divulgação de conhecimento baseado em evidências e atribuem à pandemia de Covid-19 a motivação para as iniciativas que passaram a desenvolver.
Confira a matéria Pandemia de Covid-19 destaca importância das iniciativas de divulgação tocadas por pesquisadores e estudantes.
Leia também