Dois programas de Pós-Graduação da Fiocruz estão se unindo para ofertar, nos meses de outubro e novembro, uma disciplina eletiva para alunos da pós, trazendo a História para debater questões interseccionais na saúde. A disciplina “Raça, gênero e medicina: a diferença como ferramenta da discriminação” será ofertada pelos programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PGSCM/IFF/Fiocruz) e Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC/Fiocruz), tendo como professores responsáveis o pesquisador do OHS Luiz Teixeira (IFF/COC), Ilana Lowy (CNRS França) e Eliza Toledo (COC/Fiocruz).
A disciplina vai fazer um percurso pela história da relação entre medicina e raça, compreendendo que indivíduos não brancos, especialmente de estratos sociais mais baixos, continuam a ter menos acesso à saúde e recebem cuidados de pior qualidade. Alguns dos temas dos encontros são os experimentos já realizados em corpos racializados; o mito da suscetibilidade racial à doença; e a relação entre raça/etnia com gravidez e parto.
A carga horária será de oito encontros de 4 horas cada, totalizando 32 horas. As aulas serão às quartas-feiras de 13h às 17h (dias 11, 18, 25 de outubro e 1, 8, 15, 22 e 29 de novembro), no Instituto Fernandes Figueira. O curso será preferencial para alunos da pós-graduação do IFF e da COC, porém podem se inscrever alunos de outras pós e, não sendo estudante da pós-graduação é possível a inscrição como aluno externo, que será submetida à avaliação dos professores. As inscrições já podem ser feitas na secretaria da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e do Instituto Fernandes Figueira, na Fiocruz campus Maguinhos, Rio de Janeiro.
Saiba mais sobre o curso, confira a Bibliografia e acesse as inscrições pela nossa página de Cursos Presenciais.
Leia também