BLOG

Expresso

Um pouco sobre Noel Nutels no mês de seu aniversário

23/04/2023

Compartilhe

Por Cynthia Duarte

Neste 23 de abril, aniversário de Noel Nutels, contamos um pouco sobre a história desse médico, que teve sua trajetória discutida como um estudo de caso pelo pesquisador do OHS Carlos Henrique Paiva no artigo “A saúde pública em tempos de burocratização: o caso do médico Noel Nutels”, disponível na Biblioteca aqui do site.

Nascido em 1913, na cidade de Ananiev, que na época era parte Rússia e hoje integra a Ucrânia, Noel Nutels chegou com sua família em Recife – Pernambuco, em 1920. Formou-se em Medicina em 1936, especializando-se em tuberculose, doença que mais atingia as pessoas mais pobres do país. Mas foi em 1943 que o médico iniciou o trabalho pelo qual é reverenciado até hoje.

Neste ano, Nutels ingressou na Fundação Brasil Central (FBC), criada pelo governo de Getúlio Vargas para desbravar as regiões do Alto Xingu e Alto Araguaia, no movimento que ficou conhecido como “marcha para o oeste”. Participou da Expedição Roncador-Xingu, junto ao Marechal Cândido Rondon e aos irmãos Cláudio, Leonardo e Orlando Villas-Boas, que deu origem ao Parque Indígena do Xingu. A partir dessa experiência, se tornou um grande defensor da preservação do patrimônio físico e cultural das populações indígenas.

Alguns anos depois da Expedição, Nutels ingressou no Serviço Nacional de Tuberculose (SNT), do Ministério da Saúde, que levava atendimento aos povos indígenas e populações isoladas no interior do país. Baseado nessa experiência, Nutels idealizou e dirigiu, em 1956, dentro do Ministério da Saúde, o Serviço de Unidades Sanitárias Aéreas (SUSA), responsável por fazer levantamentos cadastrais, testes de tuberculose, vacinas, procedimentos odontológicos e programas de conscientização sobre saúde para as populações isoladas no interior do Brasil.

Noel Nutels era avesso à burocracia e aos luxos comuns ao exercício da medicina no período em que viveu. Além de 50 trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior, lecionou em cursos e seminários, no Serviço de Proteção aos Índios, na Universidade de Brasília e em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Faleceu em fevereiro de 1973, aos 59 anos.

Um pouco da história de Noel Nutels

Leia também