Por Carolina Vaz
Os pesquisadores do Observatório História e Saúde se preparam para ofertar, nos dias 30 e 31 de outubro, um curso no 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. O CSHS, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), vai acontecer entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro, em Recife (CE) e as aulas do curso serão realizadas no período de pré-congresso.
Com o nome “História da Saúde Pública no Brasil: atores, agendas e políticas”, o curso ofertado terá 50 vagas e será realizado na manhã e na tarde dos dias 30 e 31, totalizando 12 horas. Tem como coordenadores Carlos Henrique Assunção Paiva e Luiz Alves Araújo Neto, e como professores Luiz Antônio Teixeira e José Roberto Franco Reis. Confira a ementa:
Estudos sobre saúde em perspectiva histórica vêm colaborando para uma melhor compreensão acerca de diferentes aspectos da sociedade, da resposta pública aos problemas sanitários e sobre a própria construção das agendas e políticas setoriais. Além disso, nas últimas décadas diferentes estudos conformaram um campo atraente e legitimado tanto pela área da História quanto pela Saúde Coletiva. A importância do estudo da História da saúde no Brasil, portanto, não é de exclusivo interesse dos historiadores. Conhecer os processos que historicamente levaram ao sistema de saúde hoje existente joga luz em diversos problemas que afetam a população e, também, é capaz de revelar algumas das potencialidades e dos desafios que estão à nossa frente. Nesse sentido, o curso tem como objetivo principal discutir temas relevantes da história da saúde no Brasil em seus diversos períodos, com foco nas questões e ações que se desenrolaram no século XX até o processo de formulação do SUS, bem como algumas questões estruturais que afetam o funcionamento do sistema de saúde, tais como as iniquidades sociais, o racismo estrutural, o complexo industrial da saúde, o ensino médico, entre outras.
O curso no congresso terá conteúdo semelhante ao curso História da Saúde Pública no Brasil, já ofertado pelo OHS no Campus Virtual da Fiocruz, porém focado em discutir o processo de construção e os desafios do SUS.
Para participar da atividade é preciso estar inscrito no Congresso (inscrições abertas até 20 de outubro) e fazer a Inscrição em Atividades, que tem valor adicional. Saiba mais e inscreva-se no curso C06 – HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL acessando: https://www.cshs.org.br/cursos/
Outra atividade do OHS no Congresso será o lançamento, por Luiz Alves, de dois livros: “História da saúde: diálogos para o século XXI” e “História do Câncer no Brasil”.
Leia também