Na última segunda-feira (21), os pesquisadores do Observatório História e Saúde (OHS) Carlos Henrique Paiva e Luiz Alves estiveram em Belo Horizonte (MG) para realizar uma entrevista com o professor Eugênio Vilaça. Também participaram Janete Castro, professora e coordenadora do Observatório RH-UFRN, e Marcus Carvalho, gerente da assessoria de comunicação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A entrevista se deu em três encontros, finalizando na quarta-feira (23), e foi resultado de um convite do Conass.
Sanitarista, cirurgião-dentista e professor, Eugênio Vilaça Mendes fez parte do Movimento Sanitário Brasileiro, nos anos 1970 e 1980, contribuindo para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), e deixou extensa contribuição intelectual em livros e artigos publicados. Entre os livros, se pode mencionar Distritos Sanitários (1993); Uma agenda para a saúde (1996); Os grandes dilemas do SUS (2001); As redes de atenção à saúde (2011); Desafios do SUS (2019); entre outros.
Os pesquisadores mencionaram que a trajetória de Eugênio Vilaça acompanha a formulação, consolidação e avaliação de políticas públicas em saúde, sendo possível afirmar que sua produção teve influência direta nas políticas que moldaram o sistema de saúde brasileiro nas últimas décadas.
Leia também