1. Deisy Ventura, Professora titular, Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo. São Paulo – SP – Brasil.
2. Carlos Henrique Assunção Paiva, Pesquisador do Observatório História e Saúde, professor do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3. Claudia Agostoni, Pesquisadora titular, Instituto de Investigaciones Históricas/Universidad Nacional Autónoma de México. Cidade do México – México.
4. Vivian Mannheimer, Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5. Marcos Cueto, Editor científico, pesquisador, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Entrevista com Deisy Ventura, professora titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, que discute a dimensão política da pandemia de covid-19 no Brasil. A pesquisadora se tornou uma das principais referências no assunto por seu amplo conhecimento de direito internacional com foco em saúde. Na entrevista, ela apresenta reflexões relacionadas à saúde global, além de discutir a gestão da pandemia no país e suas implicações para os direitos humanos. De acordo com a pesquisadora, houve no Brasil uma política governamental sistemática de disseminação do vírus, e a pandemia deveria ser tratada como uma questão de memória, verdade e justiça.
Palavras-chave: Covid-19; Saúde global; Direitos humanos; Memória.
Acesse o artigo aqui.
Ventura, Deisy; PAIVA, Carlos Henrique Assunção; AGOSTONI, Claudia; MANNHEIMER, Vivia; CUETO, Marcos. Covid-19 como tema de memória, verdade e justiça: entrevista com Deisy Ventura. História, Ciências, Saúde-Manguinhos,v. 30. Disponível em: <https://ohs.coc.fiocruz.br/outras-publicacoes/covid-19-como-tema-de-memoria-verdade-e-justica-entrevista-com-deisy-ventura/> . Acesso em: dia de mês de ano.