Equipe do Observatório História e Saúde
![](https://ohs.coc.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/11/CHAP-246x300.jpg)
Carlos Henrique Assunção Paiva
Coordenação
Bacharel e licenciado em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Aperfeiçoamento Profissional em Epidemiologia, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz; Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, pelo Instituto de Medicina Social/UERJ; Pós-doutorado em Sociologia da Saúde, no Departamento de Planejamento e Administração em Saúde (IMS/UERJ). Foi Professor do Mestrado em Saúde Global e Diplomacia da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). É atualmente Coordenador do Observatório História e Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; Professor Adjunto do Mestrado de Saúde da Família da UNESA; Professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz); Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos em Diplomacia em Saúde – NETHIS (Fiocruz/UnB/OPAS/OMS) e membro do GT Trabalho e Educação da ABRASCO. É coordenador Executivo da Biblioteca Virtual em Saúde História e Patrimônio Cultural da Saúde (BVS-HPCS) (Fiocruz/Bireme-OPAS/OMS); membro do Comitê Consultivo da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde (Bireme-OPAS/OMS). Tem trabalhos publicados sobre a história da saúde pública, saúde internacional e diplomacia em saúde e sobre a formação de pessoal de saúde no Brasil.
![](https://ohs.coc.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/11/FAPA.jpg)
Fernando A. Pires-Alves
Coordenação Adjunta
Doutor em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (2011), área de concentração em História das Ciências e da Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação da Casa de Oswaldo Cruz . Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) e mestrado em (2005) em História da Ciência e da Saúde, também pela Fiocruz. Exerce suas atividades na Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz, junto ao Observatório História e Saúde, estação de trabalho da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde – ObservaRH/Sgtes-MS/OPAS, vinculada ao Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde – COC-FOCRUZ.. É pesquisador associado do Núcleo de Estudos de Bioética e Diplomacia em Saúde – NETHIS-FIOCRUZ; professor do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde- ICICT-FIOCRUZ; e do Mstrado Profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP-FIOCRUZ. Tem experiência nas áreas de História da Saúde, com contribuições para a História da Informação Científica e Técnica em Saúde; da Educação e Trabalho em Saúde; e da Cooperação Internacional em Saúde.
![](https://ohs.coc.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/11/CFP.jpg)
Carlos Fidélis Ponte
Pesquisador
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999). Pesquisador do Observatório História e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz/Organização Panamericana de Saúde. Doutor em Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ em convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (2012).É professor do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fiocruz. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicanálise, sociologia das profissões e transferência de tecnologia e desenvolvimento tecnológico. Atualmente dedica-se às áreas de Inovação, Propriedade Intelectual e Estratégias de Desenvolvimento.
![](https://ohs.coc.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/11/Jose-roberto.jpg)
José Roberto Franco Reis
Pesquisador
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em História Social do TRabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde JOaquim Venâncio (EPSJV – FIOCRUZ), integrante do programa de pós-graduação em Educação Profissional de Saúde EPSJV. Tem experiência na área de HIstória atuando nos seguintes temas? comportamento político, cultura de direitos, políticas sociais, história da cidadania, história da saúde e da psiquiatria.