Atenção Primária no SUS: o direito à saúde próximo ao cidadão
Apresentação
Toda pessoa que mora no Brasil, independente de raça, cor, religião, sexo, gênero ou classe, pode usar o Sistema Único de Saúde, SUS. A porta de entrada do SUS é a Atenção Primária à Saúde ou Atenção Básica. Essa exposição explica como se dá esse acesso. Apresenta a organização da Atenção Primária à Saúde em seus dois formatos mais conhecidos, a Unidade Básica de Saúde, também chamada de “Postinho de Saúde”, e a Estratégia Saúde da Família. Além disso, mostra os tipos de profissionais geralmente encontrados, os serviços disponibilizados e como usá-los.
A Atenção Primária à Saúde oferece à população atendimento e serviços que proporcionam melhor qualidade de vida. É um direito, portanto, é preciso cobrar das autoridades locais a sua realização.
A exposição faz parte do projeto “História da Atenção Primária à Saúde no Brasil: da modalidade de atenção à Saúde à Política Prioritária” do Observatório História e Saúde (OHS) – COC/Fiocruz. O OHS permite acesso gratuito aos painéis para composição da exposição em sua cidade ou local de sua preferência. Para isso, solicite o envio dos painéis digitais com resolução para impressão 1 metro x 1 metro pelo e-mail ohs@fiocruz.br. O OHS não custeará o serviço de impressão.