Expedições científicas, fotografia e intenção documentária: as viagens do Instituto Oswaldo Cruz (1911-1913)
Artigos

Compartilhe

AUTORIA

1. Maria Teresa Villela Bandeira de Mello, Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Niterói, Rio de Janeiro, Brazil.
2. Fernando A. Pires-Alves, Historiador, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.

RESUMO

Analisa as séries fotográficas produzidas pelo Instituto Oswaldo Cruz em expedições científicas ao interior do Brasil, realizadas entre 1911 e 1913. Detém-se na expedição liderada por Arthur Neiva e Belisário Penna e na elaboração do seu discurso documentário. Explicita escolhas e ênfases adotadas na elaboração de cada texto visual, expresso tanto no material produzido durante o percurso quanto na seleção das imagens para publicação. As análises quantitativa e qualitativa das imagens da expedição de Neiva e Penna revelam um percurso narrativo que articula o meio natural, a vida social e as evidências de adoecimento das populações interioranas, para a constituição de um discurso que difunde o movimento pelo saneamento dos sertões.

Palavras-chave: fotografia; documentação histórica; história da saúde pública no Brasil; expedições científicas; Instituto Oswaldo Cruz.

Acesse o artigo aqui.

COMO CITAR ESTE ARTIGO

MELLO, M. T. V. B.; PIRES-ALVES, Fernando. Expedições científicas, fotografia e intenção documentária: as viagens do Instituto Oswaldo Cruz (1911-1913). História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 16, p. 139-179, 2009. Disponível em: <https://ohs.coc.fiocruz.br/artigo/expedicoes-cientificas-fotografia-e-intencao-documentaria-as-viagens-do-instituto-oswaldo-cruz-1911-1913/>. Acesso em: dia de mês de ano.