Estudos métricos em Saúde Coletiva: um olhar sobre a produção científica brasileira indexada nas bases de dados internacionais
Artigos

Compartilhe

AUTORIA

1. Rosane Abdala Lins
2. Maria Cristina Soares Guimarães
3. Fernando Antônio Pires-Alves, Casa de Oswaldo Cruz (COC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
4. Cícera Henrique da Silva

RESUMO

A Saúde Coletiva é apontada como um movimento comprometido com a transformação social de saúde. Seus marcos conceituais são apresentados como um domínio de conhecimento interdisciplinar e um universo de práticas. Como tal, os desafios para seguir sua dinâmica como área de conhecimento são enormes e complexos. A análise quantitativa da literatura científica pode trazer importantes contribuições para uma melhor compreensão da área. Este artigo fornece uma visão geral dos trabalhos originais brasileiros sobre estudos bibliométricos da literatura em Saúde Coletiva. Os dados foram coletados nas bases de dados Web of Science, Scopus e LILACS. Os resultados foram descritos de acordo com as principais variáveis bibliométricas, com especial atenção para a visibilidade de ambas as expressões “saúde coletiva” e “saúde pública”. A maioria da literatura publicada tende a ser descritiva, em vez de avaliativa.

Palavras-chave: Saúde Coletiva; cientometria; Brasil.

COMO CITAR ESTE ARTIGO

LINS, Rosane Abdala; GUIMARÃES, Maria Cristina Soares; PIRES-ALVES, Fernando Antônio; SILVA, Cícera Henrique da. Estudos métricos em Saúde Coletiva: um olhar sobre a produção científica brasileira indexada nas bases de dados internacionais. In: Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 25, p. 975-992, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312015000300975&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: dia de mês de ano.