1. Marco Antonio Teixeira Porto, Casa de Oswaldo Cruz (COC), Fiocruz, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2. Luiz Antonio Teixeira, Casa de Oswaldo Cruz (COC), Fiocruz, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3. Ronaldo Corrêa Ferreira da Silva, Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica (DARAO)/INCA
Introdução: o projeto História do Câncer procura analisar, sob perspectiva histórica, a trajetória do controle do câncer no Brasil. Objetivo: elaborar uma análise histórica da implantação de ações, atividades, programas e políticas de controle do câncer de mama e discutir alguns dados de conjuntura. Método: estudo qualitativo, a partir de fontes de dados primárias e secundárias, realizando o cruzamento dos dados para analisar o processo de transformação do controle do câncer de mama, utilizando para a análise do material a perspectiva do neoinstitucionalismo histórico. Resultados: Foram identificadas quatro fases históricas distintas. uma primeira fase anterior ao surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS). uma fase pós a implantação do SUS, mas anterior ao documento de consenso do Ministério da saúde. uma terceira fase de intensificação das ações e programas públicos de controle do câncer de mama. e uma última fase, em andamento, correspondente aos incentivos para a incorporação de atividades relacionadas à qualidade. Conclusão: os aspectos encontrados e a própria proposta de periodização sugerem que as intervenções têm correlação não somente com o contexto vivido no período, mas também com o perfil mais geral das instituições que as propuseram e executaram. ressalta-se o potencial que os estudos históricos têm em contribuir para o entendimento da implantação (ou não) de ações, programas e políticas públicas em diferentes contextos políticos, sociais, culturais e econômicos.
Palavras-chave: Neoplasias da Mama-história; História do século XX; História do século XXI; Políticas Públicas; Saúde Pública.
Acesse o artigo aqui.
PORTO, Marco Antonio; TEIXEIRA, Luiz Antônio; SILVA, Ronaldo Corrêa Ferreira da. Aspectos históricos do controle do câncer de mama no Brasil. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 59, p. 331, 2013. Disponível em:<https://ohs.coc.fiocruz.br/artigo/aspectos-historicos-do-controle-do-cancer-de-mama-no-brasil/>. Acesso em: dia de mês de ano.