Resumo: A trajetória institucional do INCA segue o mesmo percurso da história natural da doença no Brasil. Refletir sobre o processo que fez o câncer passar de doença pouco conhecida a objeto de uma política de saúde pública é pensar sobre os caminhos que levaram à construção do próprio INCA. O trabalho apresentado aqui é um olhar sobre a história construída na assistência, prevenção, detecção precoce, vigilância epidemiológica, educação e pesquisa sobre o câncer. Os autores nos convidam a acompanhar a trajetória não apenas do desenvolvimento técnico-científico que permitiu tratar a doença, mas da visão do poder público e da sociedade sobre o problema.
Este livro foi publicado por ocasião dos 70 anos do INCA e é fruto da parceria entre esta instituição e a Casa de Oswaldo Cruz (COC – Fiocruz) que, desde 1985, se dedica ao estudo da história das ciências e da saúde no Brasil, atuando decididamente no campo da preservação do patrimônio científico e cultural da saúde.
Autores: Luiz Antonio Teixeira, Cristina M. O. Fonseca.
Editora: INCA.
Como citar: TEIXEIRA, Luiz Antônio; FONSECA, Cristina M. O. De doença desconhecida a problema de saúde pública: o INCA e o controle do câncer no Brasil. 1a. ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Câncer, 2007.