Resumo: O desenvolvimento institucional do INCA e a busca incessante de seus profissionais por diferentes formas de ampliar e humanizar o tratamento de seus pacientes possibilitam o grande aperfeiçoamento de um conjunto de atividades baseadas numa forma específica de filantropia: o trabalho voluntário. Tendo como base a doação humanitária do trabalho, o voluntariado hoje ocupa um papel central na instituição, em consonância com o crescimento desse novo modo de ação humanitária, que ocorre hoje em diversas sociedades ocidentais, como forma de apanágio do sofrimento.
Este livro relata a trajetória do trabalho voluntário no INCA, desde sua origem até os dias de hoje. A publicação surgiu por meio de uma parceria, entre o INCA e a Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz, e faz parte do projeto História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas, que reúne conhecimento histórico sobre ações de controle do câncer no Brasil.
Autores: Claudia Lima, Luiz Antônio Teixeira, Angélica Nasser.
Editor: INCA.
Como citar: LIMA, Claudia; TEIXEIRA, Luiz Antônio; NASSER, Angélica (Orgs.). O Inca Voluntário e suas histórias: a força da solidariedade. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Câncer, 2015. v. 1. 88p. Disponível em: http://www.inca.gov.br/bvscontrolecancer/publicacoes/O_INCA_voluntario_e_suas_historias_a_forca_da_solidariedade.pdf . Acesso: dia de mês de ano.