História da Atenção Primária à Saúde no Brasil
Início: Março/2025
Disciplina eletiva ofertada pelo Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (COC/Fiocruz) e o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (IMS/UERJ)
Em perspectiva histórica, o curso tem como objetivo principal discutir a conformação de um campo de ideias, propostas e de práticas, ações e políticas, considerando a experiência brasileira e suas conexões internacionais. Temas relevantes da história dos serviços básicos e da APS no Brasil, em seus diversos períodos históricos, serão assim contemplados. Nos debates a serem efetuados, serão também consideradas as principais correntes de pensamento médico-sanitário que pautaram as ações de saúde, além da institucionalização da própria Saúde Coletiva como área de atuação de diversos atores na luta pelo direito à saúde.
Professores: Carlos Henrique Paiva, professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz); e Thais Vidaurre, professora e coordenadora do curso de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do IMS/UERJ.
Inscrições: Em breve, nas secretarias da COC e do IMS.
Quem pode se inscrever? Pessoas matriculadas em cursos de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado).
Modalidade: serão 10 encontros presenciais, que se dividirão entre as instalações da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e do Instituto de Medicina Social da UERJ, cada um deles com indicações de leitura específicas.
Endereços:
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz
Avenida Brasil, 4365. Manguinhos – Rio de Janeiro
Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ)
Blocos D e E – R. São Francisco Xavier, 524 – 7º andar – Maracanã, Rio de Janeiro