A normalização da cesárea como modo de nascer: cultura material do parto em maternidades privadas no Sudeste do Brasil
Artigos

Compartilhe

AUTORIA

1. Claudia Bonan, Instituto Nacional de Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira, Fiocruz, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2. Luiz Antonio Teixeira, Casa de Oswaldo Cruz (COC), Fiocruz, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3. Andreza Rodrigues Nakano, Instituto Nacional de Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira, Fiocruz, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

RESUMO

Objetiva-se discutir o desenvolvimento de uma cultura material em torno do parto e do nascimento em um contexto de utilização maciça de inovações tecnocientíficas e explorar a hipótese da normalização da cesariana como modo de nascer, através da análise de relatos de mulheres que realizaram cesáreas em maternidades privadas do Rio de Janeiro e São Paulo. O procedimento cirúrgico é reapresentado como um modo de nascer seguro, limpo, organizado e compatível com a vida moderna, com o trabalho produtivo intenso e com os impedimentos – sociais e biológicos – de se reproduzir nos modos “antigos”, figurando como um evento de continuidade, e não de exceção. Outras necessidades concorrem para a cultura material da cesariana, entre elas a gestão da vida produtiva e reprodutiva, a dimensão sócio-afetiva e o consumo. As mulheres reivindicam para si o poder sobre as escolhas feitas no processo de nascimento dos seus filhos. Vê-se produzir um novo sistema de normas e valores, mais permeável às tecnologias, modelando um novo “natural” para o parto. No contexto mais amplo da biomedicalização da vida e da reprodução, a cesariana reapresenta o parto e o nascimento na sociedade, e reivindica-se como o modo normal de dar à luz.

Palavras-chave: cesárea; parto; nascimento; normalização; setor suplementar de atenção à saúde; tecnologias.

Acesse o artigo aqui.

COMO CITAR ESTE ARTIGO

NAKANO, Andreza Rodrigues; JANOTT, Claudia Bonan; TEIXEIRA, Luiz Antônio. A normalização da cesárea como modo de nascer: cultura material do parto em maternidades privadas no Sudeste do Brasil. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 25, p. 885-904, 2015.Disponível em: <https://ohs.coc.fiocruz.br/artigo/a-normalizacao-da-cesarea-como-modo-de-nascer-cultura-material-do-parto-em-maternidades-privadas-no-sudeste-do-brasil/>. Acesso em: dia de mês de ano.