Contribuições históricas e políticas para a formação de agentes comunitários de saúde no Brasil
Artigos

Compartilhe

AUTORIA

1. José Roberto Franco ReisCasa de Oswaldo Cruz (COC), Fiocruz, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

2. Camila Furlanetti Borges, Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ). Professora-pesquisadora em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-FIOCRUZ).

RESUMO

Este artigo procura refletir sobre a proposta do eixo Estado, Sociedade e Políticas Públicas do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da FIOCRUZ. O objetivo do eixo foi oferecer aos trabalhadores-estudantes uma compreensão das bases históricas de formação da nacionalidade brasileira, de forma a promover um processo de apropriação crítica das raízes sociais e políticas da desigualdade brasileira e dos modos de exclusão historicamente instituídos no país. O artigo, além de refletir sobre a proposta do eixo e seus objetivos, discute e a relevância de oferecer, no processo de formação dos Agentes Comunitários de Saúde, um conteúdo curricular com densidade histórica.

Palavras-chave: formação política; agentes comunitários de saúde; educação profissional.

Acesse o artigo aqui.

COMO CITAR ESTE ARTIGO

REIS, José Roberto Franco; BORGES, Camila Furlanetti. Contribuições históricas e políticas para a formação de Agentes Comunitários de Saúde no Brasil. Revista Contemporânea de Educação, v. 11, p. 117-139, 2016. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/2127> . Acesso em: dia de mês de ano.