BLOG

Expresso

OHS oferece curso de História da Saúde Pública para professores

01/03/2023

Compartilhe

Curso de História da Saúde Pública

Pesquisadores do OHS oferecerão novamente o curso de História da Saúde Pública no Brasil para professores, de 10 a 28/04. Poderão participar discentes dos diferentes programas de pós-graduação do sistema Fiocruz espalhados pelo país.

O curso tem como objetivo principal discutir temas relevantes da história da saúde no Brasil em seus diversos períodos, com foco nas questões e ações que se desenrolaram no século XX.

Durante as aulas, serão analisadas algumas das mais importantes ações e políticas de saúde instituídas nos diversos períodos da história brasileira, as condições de saúde de múltiplos setores da população e sua relação com os diferentes aspectos da organização social.

Também serão vistas as correntes de pensamento médico-sanitário que pautaram as ações de saúde, as transformações nos saberes médico-científicos e as práticas de saúde dos diferentes períodos, além dos diferentes conhecimentos e práticas profissionais e o papel das iniciativas privadas e a chamada sociedade civil organizada no campo da saúde.

Carlos Henrique Paiva, coordenador e pesquisador do OHS e um dos professores, conta que a nova oferta do curso está relacionada à grande procura, o que diz muito sobre o momento atual. “As pessoas estão buscando mais informações sobre saúde. Querem entender as bases do que estamos vivendo hoje e os diversos aspectos envolvidos”, explica o coordenador.

Mais informações sobre o curso de História da Saúde Pública no Brasil para professores em https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=disciplinas-transversais.

Versão online aberta a todos os interessados

Além do curso para professores da Fiocruz, os pesquisadores do OHS, em articulação com a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), disponibilizaram uma versão online aberta a todos os interessados. Está disponível gratuitamente em https://ohs.coc.fiocruz.br/educacao/#cursos_ead e tem mais de 10 mil inscritos de todo o Brasil e do exterior. Há alunos de países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Portugal, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Angola e Moçambique.

Leia também