Parto e Nascimento no Brasil

Apresentação

Nas últimas décadas, o parto se transformou em um evento totalmente medicalizado. Esse processo trouxe importantes vantagens, relacionadas, principalmente, à diminuição dos índices de mortalidade materna e neonatal. No entanto, também se relaciona a problemas, à medida que, o uso excessivo de tecnologia e o pouco respeito à autonomia das mulheres têm gerado muitas insatisfações. Esta exposição traz elementos para pensarmos sobre esse tema considerando os diversos fatores envolvidos.

Compreendendo o nascimento como um evento relacionado ao modo como cada sociedade se vê no mundo e pensa sua continuidade, a exposição se inicia com um pequeno passeio pela história da parturição. Em seguida, se volta para o desenvolvimento da obstetrícia no Brasil, a partir da criação das escolas de medicina. Avançando um pouco mais, trata da incorporação de tecnologias na assistência ao parto, destacando sua diversidade no cenário brasileiro. Seus painéis também trazem um alerta sobre direitos e necessidades de mulheres em relação ao parto.

Além dos painéis aqui apresentados, a exposição é composta por outras seções que, por limitações contratuais, não podem ser exibidos online. A exposição é periodicamente montada em diferentes espaços. Acompanhe o site do Museu da Vida (http://www.museudavida.fiocruz.br) para se informar sobre a próxima montagem.

A exposição é uma realização do projeto “A medicalização dos nascimentos no Brasil” do Observatório História e Saúde – COC/Fiocruz.